• (51) 3396 9696
  • (51) 98406 2815
  • microcontrol@microcontrol.com.br

Deslocamento e Paradas

A aba Deslocamentos e Paradas mostra o período de deslocamentos e paradas de um veículo. O sistema entende que ignição ligada é deslocamento e ignição desligada é uma parada. Com esse relatório, será possível verificar o período de deslocamento e/ou de paradas, consumo de combustível, hodômetro e horímetro do veículo. Todas essas informações são baseadas nas comunicações encaminhadas pelo equipamento.

Dentro da aba Relatórios > Deslocamentos e Paradas, clique na lupa localizada no lado esquerdo superior e, em seguida, coloque a placa do veículo em questão no campo Filtrar. Logo após isso, selecione o veículo e clique no ícone de concluído. Essa busca pode ser realizada pela placa, nome do cliente ou nome do subcliente.



Screenshot23.png

A maneira correta de selecionar um período no relatório.

Apenas clique no calendário verde, selecione a data início e a data fim (no mesmo calendário) e, em seguida, clique em OK.

Vale ressaltar que o período máximo de busca é de 31 dias e, normalmente, as informações ficam salvas no sistema por um período máximo de 12 meses, exceto em situações específicas, em que o contrato visa armazenar as informações por mais tempo.




Screenshot18.png

A aba Deslocamentos e Paradas é um relatório que mostra para o usuário o período de deslocamento e de parada, sendo que cada deslocamento é separado por uma ignição desligada. Tal aba também mostra o tempo de ignição ligada e o hodômetro percorrido do período selecionado, além da informação de consumo de combustível caso seja inserido um padrão para o cálculo.




Captura de tela de 2016-07-19 10-24-09.png

Para imprimir os dados de todos os veículos de uma vez, basta clicar no ícone de Ferramentas e, em seguida, clicar no ícone da Impressora responsável pela impressão de todos os veículos carregados na tela.



57.png

Todas as abas que possuem relatórios no sistema irão oferecer a opção Ferramentas Captura de tela de 2016-07-27 12-16-02.png, que será exibida no lado esquerdo da tela, abaixo da lupa de busca.

Após clicar nesse ícone, o sistema irá exibir novos ícones Screenshot36.png.

Agora, basta clicar no terceiro ícone da esquerda para a direita (Colunas) e selecionar as abas que deseja no relatório. Em seguida, basta clicar em Aplicar e selecionar o ícone salvar Captura de tela de 2016-07-27 12-20-29.png (o segundo ícone da esquerda para a direita).

Após isso, o relatório será salvo em seu computador.

● Seu módulo pode simplesmente não estar comunicando com o nosso sistema. Para verificar isso, basta constatar se os leds do seu equipamento estão piscando da forma esperada e também buscar por sua placa em Geral > Localização e analisar se está sendo apresentada a localização do equipamento.

● Seu equipamento também pode estar enviando comunicações inválidas (comunicação sem GPS) e essas comunicações impossibilitam a apresentação de qualquer relatório no sistema Getrak, exceto em Últimos Registros.

Para verificar isso, basta acessar os Últimos Registros (Geral > Últimos Registros) e validar se as linhas de comunicação de seu equipamento estão vermelhas.

Caso seu equipamento não contemple algum caso citado, entre em contato com o nosso Setor de Suporte e informe que o item 2.1.7 não pode lhe ajudar.

Isso pode ocorrer nos dias em que o veículo se manteve apenas com um status de ignição (ligado ou desligado) durante todo o dia.

Para validar corretamente, verifique o veículo em Geral > Últimos Registros no período selecionado.

O consumo de combustível, por algumas vezes, pode aparecer zerado, pois não foi configurado no veículo em questão.

Para configurar o consumo de combustível na plataforma, é necessário acessar Cadastro > Veículos, pesquisar o veículo desejado no campo Filtrar, que fica localizado no lado esquerdo superior, e, em seguida, clicar no ícone Editar veículo na coluna Opções.

Ao acessar essa tela de edição de veículo, clique na aba Cálculo e preencha as informações.

Recomendamos deixar o GPS como o responsável pelo cálculo das informações.



Screenshot33.png

O hodômetro acusado está de forma diferente da percorrida, pois o que é mostrado na aba Deslocamentos e Paradas está de acordo com o que foi configurado no cadastro do veículo e, também, dependemos do valor enviado pelo equipamento. Dessa forma, se o equipamento enviar valores arredondados, haverá diferença entre o valor real e o valor demonstrado no sistema.

Para melhorar o cálculo na aba de Deslocamentos e Paradas, acesse Cadastro > Veículos > Edite o veículo em questão e, em seguida, vá à aba Cálculo. Depois, marque a opção Módulo. Dessa forma, o cálculo será mais aproximado.

Obs.: lembramos que não são todos equipamentos que aceitam essa configuração, portanto, será necessário testar para verificar se seu equipamento irá se comportar da forma esperada.

Os significados das letras P e D são:

P: parada

D: desligado

Vale ressaltar que o sistema considera que toda ignição ligada significa que o veículo está em deslocamento e toda ignição desligada corresponde a uma parada.



Captura de tela de 2016-07-18 16-28-32.png

O sistema permite a geração do relatório de duas maneiras:

Sequencial: é gerado um relatório sequencial que irá buscar todas as comunicações realizadas entre o horário inicial da primeira data e o horário final da última data selecionada para a geração do documento.



new.png




Na imagem anterior, o relatório será gerado contendo todas as informações de deslocamentos e paradas que ocorrem entre o dia 1º/8 à 0h até o dia 25/8 às 23h59.

Intervalar: Nesse caso, o sistema irá gerar um relatório contendo apenas as comunicações que aconteceram entre um período de tempo específico nos dias selecionados.

2016-08-25_11-55-52.png



Na imagem anterior, o relatório será gerado contendo somente as informações de Deslocamentos e Paradas que ocorrem entre o dia 1º/8 ao dia 25/8, porém, somente as comunicações que ocorrem entre as 8h e as 18h dos dias selecionados. As demais comunicações não serão consideradas.





Voltar para Guias
scroll up